Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Educação é Educar.

 Reunião escolar de pais e mestre estava La para saber do desempenho escolar de meu filho. O professor deu inicio a reunião, a sala tem trinta e cinco alunos apenas treze pais estavam presentes. O que mais me chamou a atenção foi uma pilha de papel que o professor trazia em cima da mesa, ocorrências para serem assinadas, as infrações eram as mais variadas discussões com o professor, bolinhas de papel, ofensas ao colega de sala, vandalismo, etc.
A participação desses pais também me chamou muito atenção. Foi colocado em pauta o uso do celular, em sala de aula que é proibido por lei. A professora pediu a colaboração, para que nós pais conversássemos com nossos filhos para não ligarem o celular durante a aula. Uma mãe entre as poucas que estavam presentes levantou a questão:
“O professor meu filho disse que discutiu com o professor, porque ele estava usando o celular e se o professor o pode também pode. O professor respondeu, disse a mãe. Era uma ligação urgente. Não importa professor, eu também tenho direito, disse o aluno”.
A professora que estava conduzindo a reunião não sabia o que dizer. Os pais estavam gritando parecia feira livre, ninguém entendia ninguém, o que tinha quer se dito ficou perdido.  
Hoje os pais estão mais preocupados em garantir o direito do filho em usar o celular, do que brigar por melhores condições de aula? O professor que fez o uso do celular não estava certo. Um erro não justifica outro, a mãe deveria ter colocado seu ponto de vista de outro modo. Porque não cobrou que enquanto o professor falava no celular, deixava a sala sem aula?
Deveria dito que problema particular o professor pede licença para sair de sala, deixa alguém com os alunos enquanto vai à sala dos professores ou diretoria, resolver o seu caso. E não o contrario, pois o professor deve dar o exemplo.
A educação esta sofrendo uma sucessão de erros a começar por quem nos governa depois dos profissionais de educação que precisam ser mais bem remunerados e qualificados, dos pais que precisam entender que escola e pais andam juntos, se cada um caminha em sentido contrário, o aluno é o maior prejudicado.
Para todas as questões que nos deparamos hoje EDUCAÇÃO ainda é a saída. É isso que nos distância dos países mais desenvolvidos. EDUCAÇÃO precisa ser levada a sério. E competi aos pais EDUCAR seus filhos.


textos de autoria de :Elisangela L. Santos

Pensamento.
"A Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda"

Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!